segunda-feira, 28 de maio de 2018

De que Forma as TIC Potenciam a Inovação Pedagógica?


As TIC usam ferramentas cognitivas de forma a desenvolver e a melhor o processo de inovação pedagógica. Estas ferramentas são como “parceiros intelectuais do aluno, de modo a estimular e facilitar o pensamento crítico e a aprendizagem de ordem superior.” (JONASSEN, 2000, p.21)
Por outro lado, também conseguem ampliar “o pensamento do aluno, ultrapassando as limitações da mente.” (JONASSEN, 2000, p.22). A aprendizagem com recurso a estas ferramentas também vai proporcionar uma maior facilidade de aprendizagem aos alunos que tem que raciocinar com mais empenho sobre a matéria que esta a ser estudada do que tal não acontecesse.
As ferramentas têm uma abordagem construtivista e vai permitir aos alunos que consigam construir o seu próprio conhecimento de forma autónoma sem ser com o auxílio do professor, dai funcionaram como “ferramentas para implicar a cognição.” (JONASSEN, 2000,23)
Isto tudo serve para mostrar que as TIC são um pilar essencial para o desenvolvimento da educação e da evolução da inovação pedagógica, não só as TIC, mas como as ciências em geral porque o desenvolvimento das várias ciências contribui para a inovação pedagógica do ensino.

Referências

JONASSEN, D., 2000, Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto: Porto Editora
PP

Sem comentários:

Enviar um comentário